O que é Coaching?

Coaching é uma metodologia, através da qual são criados vínculos, conexões e confiança entre duas pessoas para que se fale, pense e aprofunde em coisas diferentes, a fim de gerar fatores poderosos, capazes de alavancar uma vida inteira. Por isso dizemos que Coaching é o processo conduzido por um Coach (profissional), para despertar a melhor versão de seu Coachee (cliente), ou em outras palavras, o processo através do qual, as pessoas desbloqueiam e alcançam seu potencial máximo!

Ele utiliza conceitos de consultoria, psicologia e estratégias neurocientíficas, o que o torna tão amplo e poderoso.


Ainda não tenho uma vida perfeita, posso me tornar Coach?

Ninguém é perfeito, nem possui uma vida perfeita. Se apenas esse tipo de pessoa pudesse se tornar Coach, não haveria nenhum no mercado! Somos todos humanos e a perfeição não faz parte de nossa natureza.

Em uma formação você aprenderá processos e técnicas, que lhe permitirão ajudar aos seus clientes, sendo que a cada nova cliente, você se tornará mais experiente, mais confiante, mais habilidoso e mais especialista. Dessa forma, preocupe-se apenas em tornar-se o melhor Coach que puder ser. Com o tempo será um ótimo Coach, ainda que nunca seja perfeito, mas será capaz de mudar a vida de muitas pessoas, para melhor!


Será que tenho tempo suficiente para aprender um novo conjunto de habilidades?

Se você acredita que realmente não dispõe de tempo para buscar algo que pode, realmente, lhe fazer mais feliz, essa é uma crença limitante, que precisa ser mudada o mais rápido possível!

De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015, realizada pelo IBOPE, os brasileiros assistem, em média, quatro horas e 31 minutos de televisão diariamente. Isso é o equivalente a dois meses e meio, sem parar, na frente da televisão, a cada ano. Ao longo de 65 anos de vida, isso equivale a ficar 10 anos assistindo à vida passar...

Quando algo é realmente uma prioridade para nós, "criamos" tempo, seja assistindo menos à televisão, ficando menos tempo no facebook, ou reduzindo o nosso tempo em qualquer outra das coisas que desperdiçam os nossos queridos minutos de vida.

Com apenas uma hora de dedicação diária, você consegue se tornar um Coach!


Coaching é um modismo e já tem muita gente fazendo. Ainda há mercado?

Por mais pessoas que o estejam praticando, você ainda não é uma delas. Cada pessoa possui um conjunto de talentos, dons, perspectivas e visão de mundo únicos, assim como você. Os Coaches que atuam hoje no mercado, só podem fazer Coaching com um certo número de pessoas, antes de lotarem suas agendas. Muitos Coaches treinados pela Abracoaching já estão com a agenda lotada e com fila de espera de clientes, sendo que ainda há milhões de pessoas que nunca passaram por um processo, ou seja, sim, nós ainda precisamos de muito mais Coaches!

Se todos os Coaches do mundo fizessem Coaching 24 horas por dia, durante 7 dias por semana, ainda assim, teriam conseguido atender menos de 1% dos clientes que estão precisando passar por um processo.


Será que já não passei da idade? Não será tarde demais para eu iniciar uma nova carreira?

Quem disse isso? Já tive colegas com mais de 80 anos e eles davam banho de entusiasmo nos mais novos, além de atenderem com uma qualidade ótima! Lembre-se, cada um de nós possui um conjunto único de talentos, dons, perspectivas e visão de mundo. Quanto maior a bagagem, mais elaborados estarão alguns deles e caso os utilize da forma correta, através da metodologia do Coaching, mais rápido chegará aos resultados desejados.


Posso fazer o curso de coaching mesmo não querendo me tornar um Coach?

Sim, você pode. Realizar um curso de coaching já é um processo que te faz pensar sobre você e os conhecimentos aprendidos e a filosofia do coaching irão te auxiliar a se desenvolver melhor na profissão que você tem. Outro fato interessante é que no curso você poderá trabalhar habilidades importantes para o alcance do sucesso profissional, como por exemplo: saber ouvir, melhorar a sua percepção sobre si e sobre o outro, foco, entre outros.


Quais os benefícios do coaching?

Os benefícios do coaching são grandes e se estendem a diversos setores de sua vida, alcançando as esferas pessoal, profissional, espiritual, familiar, social, relacionamentos, etc.
Você ganha inicialmente um maior conhecimento sobre você, seus desejos, crenças e sabotadores. Com esse conhecimento aumentado o coaching te auxilia a aumentar o foco naquilo que você deseja e com a utilização de técnicas e instrumentos adequados a você, aumentar a sua alta performance.
O coaching possui uma filosofia de qualidade de vida, baseado no seu presente e em tudo que você pode fazer para alcançar e chegar ao futuro que você deseja.


O Coaching não é um modismo inventado há poucos anos, sem nada de ciência?

Não, ele foi criado dentro da Universidade de Harvard, por Tim Gallwey, no início dos anos 70, portanto não foi há poucos anos e tem muito de ciência. Inclusive, atualmente, as maiores instituições de ensino do mundo, possuem cursos de coaching. Abaixo menciono alguns exemplos:

Harvard University
Columbia University
Wharton University
Insead

Por acaso alguém realmente conhecido já fez coaching?

Inúmeras pessoas, como por exemplo: Bill Gates (Microsoft), Fafá de Belém (Cantora), Eric Schmidt (Google) e Steve Jobs (Apple).


Ainda estou em dúvida. O que diz quem já fez uma formação da Abracoaching?

Abaixo colocamos alguns depoimentos de pessoas que já fizeram a formação da Abracoaching